sábado, 28 de março de 2009

O Teatro feito por pessoas diferentes

O FNATES é um Festival de Teatro em que os actores são jovens portadores de deficiência, que promove um trabalho de retaguarda cultural e, simultaneamente, de vanguarda humanista, onde a arte e a deficiência se aliam num desafio à mudança de atitudes sociais.
O FNATES encerrou hoje o pano na cidade de Abrantes. É organizado pelo CRIA, Centro de Recuperação Integrado de Abrantes, uma instituição com projectos muito valiosos nas áreas da educação, formação e integração de crianças, jovens e adultos portadores de deficiência.
A ideia da realização de um festival nacional surgiu em 2001, por ocasião do 25º aniversário da instituição, numa tentativa de mostrar os projectos que usam as artes como terapia, desenvolvidos por várias instituições dedicadas aos cidadãos portadores de deficiência.
O CRIA dá-nos todos os dia um bom motivo para acreditarmos em causas sociais. O CRIA faz-nos acreditar que os sonhos são possíveis.Saber mais sobre o CRIA aqui http://www.cria.com.pt/

2 comentários:

  1. Olá Fernanda,
    este ano pude estar no FNATES, supreendeu-me pela positiva. A integração através desta arte viva é daquelas iniciativas que qualquer adjectivação, não chega para qualificar. Espera-se que para o ano volte em força :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana!
    Obrigada pela prestação. De facto o trabalho desta organização em prole da pessoa deficiente é um exemplo de uma grande causa.
    Estou a pensar em trazer aqui também o tema do património como uma causa a defender na sociedade. Se quiseres dar uma ajuda, sugerindo um tema especifico, agradeço.

    ResponderEliminar