sábado, 25 de abril de 2009

No dia em que Salgueiro Maia saiu à rua







Tive o prazer de conhecer Salgueiro Maia ainda em vida. Já lá vão uns anos - era eu uma jovem reporter- mas a memória não me deixa esquecer a nobreza e o exemplo de valentia. Salgueiro Maia, soldado português, comandou as forças que avançaram sobre Lisboa no 25 de Abril de 1974. Pôs fim à ditadura militar e forçou a rendição de Marcello Caetano. Foi aclamado em apoteose. Salgueiro Maia impediu uma devastação desnecessária e deu aos Portugueses um novo amanhecer. Personifica o herói dos tempos modernos. “A tranquilidade, coragem e serenidade que soube transmitir fazem com que simbolize todo aquele movimento”, como escreveu a escritora Inês Pedrosa.
Foi o mais puro símbolo da coragem e generosidade dos capitães de Abril. “É a figura da Revolução”, disse um dia a escritora Alice Vieira. Salgueiro Maia, militar português, avançou sobre Lisboa em 25 de Abril de 1974. À frente de 240 homens e com dez carros de combate da Escola Prática de Cavalaria, ocupou o Terreiro do Paço, levando à fuga os ministros de um regime ditatorial que durava há quase 50 anos. Obrigou Marcello Caetano à rendição e a demitir-se.
Obrigada Capitão


Saiba mais sobre a revolução que mudou Portugal aqui

e não deixe de passar por aqui

2 comentários:

  1. Salgueiro Maia foi sempre para mim a referência da revolução e da luta sincera pela liberdade. Infelizmente, hoje em dia as nossas gerações não têm pelo que lutar. Vivemos alienados do mundo que nos rodeia, apenas nos preocupa a satisfação imediata e egoísta. Obrigada Fernanda, por esta chamada de atenção, através do jornalismo de causas, é verdadeiramente inspirador! Parabéns e bons sonhos!

    ResponderEliminar
  2. Olá Pa

    Eu gosto de pensar que as nossas gerações também têm pelo que lutar. São outra lutas, num outro contexto mais livre, mais global. Mas, acreditemos que sim.
    Um beijo e obrigada. Aparece mais vezes

    ResponderEliminar