quinta-feira, 30 de abril de 2009

O que o Jornalismo está a fazer pela Marta




Não é hábito um jornal de referência tomar um tema desta delicadeza e reproduzi-lo em forma de artigo.
O “Diário de Noticias” de 28 de Abril deu em excelente exemplo de Jornalismo de Causas, ao trazer à coação a história da pequena Marta, uma menina de apenas 4 anos de idade cuja vida depende talvez de um de nós.
O DN, num trabalho da jornalista Anabela Ferreira, pegou nesta história que tem corrido centenas de páginas na Web e transformou-a em acontecimento. O trabalho ocupa uma página central, com foto, e foi, inclusivamente, chamado à capa do jornal. A peça inclui algumas informações didácticas, explicando as condições para se doar medula, informações estatísticas, nomeadamente sobre o número de dadores e presta ainda um conjunto de informações e contactos sobre como ajudar.
A peça não esqueceu a importância das redes sociais. É que a família lançou uma campanha no Facebook. A mensagem foi eficaz e o elevado número de respostas levou o banco nacional a pedir ajuda a enfermeiros exteriores para recolher amostras.
Marta soube que tinha uma daquelas doenças que roubam os sonhos dos meninos em Fevereiro deste ano. Já fez três ciclos de tratamento e procura agora um dador. O transplante é a sua última esperança.
Ver outros bons exemplos por esta causa. Outros haverão, certamente. Se os fizerem chegar, tenho muito gosto em publica-los.

1 comentário:

  1. É sempre triste quando uma doença afecta alguém, nossa conhecida ou não... Mas quando se trata de uma criança, parece que a injustiça é ainda maior. Magnificas, foram sem duvida, as respostas por parte das pessoas. Eu propria teria aderido, mas fiz uma tatuagem à pouco tempo e não posso dar sangue durante 6 meses. Não custa nada, não doi nada e pode salvar uma vida. ;)

    ResponderEliminar