sexta-feira, 8 de maio de 2009

Reportagens de Causas - Inquérito

Não me surpreendeu que nesta votação as questões dos direitos humanos e ambientais tivessem tido uma fraca votação. O paradigma da imprensa mudou e, nos dias de hoje, esses são temas muitas vezes retratados nos media.


Costuma dizer-se que o fruto proibido é o mais apetecido. É um facto a considerar também no jornalismo. Mais do que uma questão histórica e cultural, a forma como a mulher é tratada em muitos países, particularmentes nas sociedades mulculmanas, prende-se também com direitos humanos. É natural, por isso, que afie a curiosidade, sobretudo a futuros jornalistas.
Em Portugal, temos visto alguns trabalhos publicados na imprensa sobre esta temática.
Ocorre-me neste momento o nome da Jornalista Patrícia Fonseca, pupila do grande Cárceres Monteiro, que ao serviço da Revista Visão tem abordado assuntos sobre a matéria.

Entretanto, encontrei no youtube um vídeo que recomendo:






E, se há histórias de mulheres muculmanas que merecem ser lidas, recomendo um livro que em tempos li: "Queremos ambas viver em Jerusalém", do Círculo de Leitores.

Já agora: A obra social La Caixa galardoou com o primeiro prémio do FotoPress 09 o fotógrafo Emilio Morenatti pelo seu trabalho “Violência de género no Paquistão”, uma série de retratos sobre mulheres paquistanesas que sofreram ataques com ácido.
Consulte o artigo completo em: http://dn.sapo.pt/inicio/artes/interior.aspx?content_id=1228485&seccao=artes

Sem comentários:

Enviar um comentário