sexta-feira, 8 de maio de 2009

Notícias sobre Voluntariado - Boas Práticas

Para encerrar o capítulo sobre Voluntariado, fui à procura de boas práticas jornalisticas.
Encontrei um trabalho da Jornalista Sofia Gonçalves, publicado no Jornal "Nova Aliança", em 2006.
A Sofia "levantou-se" da secretária (desculpem a indirecta), e foi ver como se pode aliviar um pouco da dor dos outros. O Voluntariado no Hospital de Abrantes originou uma boa reportagem, da qual aqui deixo um excerto. Obrigada à Sofia e parabéns pela inicitiva.

"Ser voluntário é ser deliberadamente útil, sem esperar recompensas nem compensações. Ser voluntário é, por vezes, uma bênção do céu para quem é beneficiado.
Quando se fala em voluntariado pensamos em pessoas reformadas, que realizam serviços de voluntariado para ocuparem o seu tempo, mas é um pensamento errado.
O Jornal Nova Aliança foi conhecer a equipa de voluntários do Hospital Dr. Manoel Constâncio, em Abrantes, e dá a conhecer o seu trabalho, mostrando como um sorriso, uma palavra ou simplesmente um carinho podem tornar a medicina muito mais humana.
Ser voluntário num Hospital significa muito mais do que fazer uma acção em prol do outro. É contribuir para melhorar a qualidade de vida de quem necessita de cuidados de saúde, é dar-se a si e ao seu tempo, sem querer nada em troca, pois amanhã poderemos ser nós a precisar. É esta a determinação da equipa de voluntários do Hospital Dr. Manoel Constâncio, composta por cerca de 40 elementos de todas as idades, profissões, que, de “bata amarela e verde”, percorrem alguns dos corredores do Hospital em busca de quem necessita do conforto merecido. Quando falamos que o voluntariado é para todas as idades podemos exemplificar com o caso de a voluntária mais activa ter 86 anos de idade e o mais novo ter 18 anos.
Todos os dias, com excepção ao fim-de-semana, estas pessoas somam solidariedade e humanismo ao trabalho realizado pelos profissionais de saúde.(...)
No Hospital Dia os voluntários fazem um trabalho muito interessante junto dos doentes oncológicos. É um trabalho muito motivante e, simultaneamente, intenso. Nesta Unidade os 7 voluntários dividem-se em equipas de dois e desenvolvem as suas tarefas uma vez por semana, das 10h às 12h. Quando há consultas o horário prolonga-se até às 14h. Além do acompanhamento aos doentes é servido, por voltas das 11h, uma refeição leve, um chá ou um café, umas bolachinhas ao sabor de uma conversa acolhedora, dando, simultaneamente todo o apoio psicológico que estes doentes tanto necessitam, assim como aos seus familiares. Também ajudam os doentes a passar o tempo enquanto realizam o seu tratamento, que em media pode durar cerca de 3 horas. Uma das voluntárias frisou que muitas vezes são os doentes “que solicitam a nosso apoio psicológico”. Neste espaço, intenso em que as emoções estão à flor da pele, criam-se amizades com os doentes e com os profissionais de saúde que nunca se esquecem. (...)




1 comentário: