domingo, 3 de maio de 2009

SOS Crianças Talibãs


Em 2000 estive na Bósnia como enviada especial do órgão de Comunicação Social para o qual trabalhava. Na altura, passava ainda pouco tempo sobre o final da guerra. O cenário de destruição, a fragilidade e as carências a vários níveis que as populações locais viviam, particularmente as crianças, foram marcas que me acompanharam durante longo tempo. Trouxe, acho que os jornalistas que trabalham nestes cenários todos trazem, muitos pedidos de ajuda e muitos "não se esqueçam de nós". A obrigação profissional é muita vez ultrapassada pela vontade e o anseio de podermos fazer um pouco mais, de sermos úteis, porque somos humanos.
Vem isto a propósito de uma informação que acabei de descobrir num dos Blogs que acompanho diariamente. Foi aqui que fiquei a saber que A ONG "SOS-Crianças Talibés" é o fruto de um fantástico trabalho do professor Malan, um muçulmano que luta contra os mestres corânicos que levam as crianças para as madrassas, mas que, na verdade, as obrigam a ir para a rua mendigar. Há meninos e meninas de três e quatro anos com latas do Mido penduradas ao pescoço por um cordel a pedir nas ruas da Guiné e do Senegal.
Em Portugal, o rosto deste projecto é o jornalista Luís Castro da RTP, reporter de guerra, que tem acompanhado alguns conflitos internacionais: Iraque; Afeganistão; Angola; Guiné; Timor-Leste. Na sua página na Internet, Luís Castro conta que aONG “SOS-Crianças Talibés” precisa de 12 mil euros para construir o centro em Bafatá e para comprar 4 motorizadas e algumas bicicletas. Só assim poderão acolher as “crianças talibés” resgatadas aos traficantes (já conseguiram recuperar 1.200) e deslocar-se às tabancas, sensibilizando os pais para os perigos que correm ao deixar que os filhos sejam levados para as madrassas.
Aqui está o verdadeiro Jornalismo de Causas.
Ver também as reportagens do Luís Castro

1 comentário:

  1. Completamente, o jornalismo de causas ao seu mais alto nivel!

    ResponderEliminar