domingo, 31 de maio de 2009
A causa do ambiente
"Quando se educa crianças, não queremos só mostrar-lhes que um tigre tem pêlo e quatro patas. Esperamos passar-lhes valores de integridade, respeito ambiental e consideração pelo sofrimento alheio".
Leonor Galhardo, bióloga.
sábado, 30 de maio de 2009
sexta-feira, 29 de maio de 2009
O Jornalismo de Causas existe? Responde o Prof. Chaparro
Manuel Carlos Chaparro tem a particularidade de ser natural de Abrantes, Tramagal, e de ser Jornalista residente do Jornal regional “O Ribatejo”.
Obrigada ao Prof. Chapparro!
quinta-feira, 28 de maio de 2009
quarta-feira, 27 de maio de 2009
domingo, 24 de maio de 2009
Orquestra Geração - De igual para igual
Na sua génese, a Orquestra Geração - que está a dar os primeiros passos com 30 jovens na Amadora e outros tantos na Vialonga - surgiu como mais uma componente do Projecto Geração, lançado e apoiado pela Gulbenkian e pela Câmara da Amadora desde 2005.
Tal como na Orquestra Simón Bolívar, que se tornou uma referência a nível mundial, o objectivo principal não é ensinar a música, mas sim [promover] a inclusão social, o sucesso escolar, o trabalho de grupo e a disciplina.
Este é um projecto de inclusão muito bonito, que merecia ser replicado por outras cidades do país, nomeadamente onde existam bairros problemáticos.
A TVI prepara-se para apresentar uma grande reportagem sobre a Orquestra Geração. É segunda-feira, dia 25 de Maio, a seguir ao jornal das 20.
Ver o vídeo com a reportagem aqui
sábado, 23 de maio de 2009
quarta-feira, 20 de maio de 2009
Trabalhar para aprender e integrar
Dados da Reinserção Social revelam quantos adolescentes estão a limpar paredes e a ajudar autarquias e bombeiros por terem praticado crimes, alguns dentro das escolas.
No País há neste momento 241 adolescentes, entre os 12 e os 16 anos, castigados com trabalho comunitário, segundo dados Direcção-Geral de Reinserção Social a que o DN teve acesso. Grande parte das penas é pintar paredes e muros sujos ou vandalizados com grafitti, limpar jardins, ajudar na conservação de museus, realizar actos administrativos nas câmaras e apoiar os bombeiros voluntários.
"Trabalho comunitário é castigo para 241 menores", é o título de um interessante artigo de Paula Carmo, publicado no Diário de Noticias.
Uma boa prática jornalistica. Uma causa meritória.
sábado, 16 de maio de 2009
Movimento Pijaminha
São necessários (principalmente) pijamas para as crianças que estão no IPO a fazer tratamentos de quimioterapia. Após os tratamentos, os pijamas ficam muito sujos e gastam-se rapidamente.
Esta ideia surgiu há dois anos e hoje já é apelidada de *Movimento
Pijaminha* pelo sucesso que têm tido os esforços conseguidos!
As necessidades existentes passam pela falta de pijamas, pantufas, chinelos, meias, robes e fatos de treino.
Para todos a vida não está fácil, mas dentro das possibilidades de cada um há sempre espaço para participar, comprando ou obtendo junto de amigos e familiares agasalhos que já não sirvam.
No ano passado foram entregues 76 pijamas e o IPO de Lisboa e Porto ficou muito satisfeito com esta dádiva.
sexta-feira, 15 de maio de 2009
quinta-feira, 14 de maio de 2009
Geminações
as geminações representam o quadro de uma verdadeira política europeia das colectividades locais, assente no conhecimento mutuo e no reforço dos laços no desenvolvimento e no dialogo inter – cultural, bem como em colaborações da mais variada índole. As geminações assumem-se ainda como um importante veículo de aproximação e fortalecimento das relações com a CPLP, nomeadamente através dos PALOP, e nas ligações com as comunidades emigrantes.
Abrantes também quis associar-se a este projecto de uma Europa unida e geminou-se, em 1993, com a cidade francesa de Parthenay. Uma geminação que tem dado os seus frutos, graças aos vários intercâmbios que têm sido realizados, sobretudo, ao nível desportivo, social, escolar e cultural.
Recentemente a Associação de Geminação de Abrantes lançou uma campanha de apadrinhamento de crianças carenciadas do concelho de Ribeira Brava, à qual deu o nome de Projecto Padrinh. Apadrinhar significa contribuir com um mínimo 30 euros/ano para que as crianças, cujas famílias têm dificuldades económicas, possam mais facilmente cumprir em melhores condições a escolaridade obrigatória.
segunda-feira, 11 de maio de 2009
domingo, 10 de maio de 2009
Quem é John Baldessari?
Rangel não é homem de mandar recados. Vai directo ao assunto. Portanto, no seu habitual estilo irreverente diz-nos que, na generalidade, convivemos pouco com valores de cultura. É capaz de ter razão. A autora do Blog não faz juizos de valor, pelo menos neste espaço. Nesse campo, cada um saberá de si e das suas práticas. Confesso, é uma área que não exploro, não querendo isso dizer que não me interesse.
A propósito da passagem por Lisboa de uma das referencias mundais em matéria de arte, e porque Rangel é um homem culto, conta-nos que "Baldessari passa de novo pelo nosso país como se fosse um desconhecido. Quase ninguém dá por este norte-americano genial. Nem sequer a comunicação social portuguesa. A esmagadora maioria nunca ouviu falar dele.
Mesmo os que integram a secção da ‘Cultura’. São jornalistas incultos. Afinal reflectem o país que somos. Nós não convivemos com os valores da cultura. As grandes exposições não passam por Portugal. Os eventos com importância vão a todas as capitais, mas a Lisboa, não. Lisboa não está no mapa. É uma desolação."
Foi ele quem o escreveu!
Saber mais sobre a exposição aqui e, sobre o autor, aqui.
sábado, 9 de maio de 2009
sexta-feira, 8 de maio de 2009
Reportagens de Causas - Inquérito
Costuma dizer-se que o fruto proibido é o mais apetecido. É um facto a considerar também no jornalismo. Mais do que uma questão histórica e cultural, a forma como a mulher é tratada em muitos países, particularmentes nas sociedades mulculmanas, prende-se também com direitos humanos. É natural, por isso, que afie a curiosidade, sobretudo a futuros jornalistas.
Em Portugal, temos visto alguns trabalhos publicados na imprensa sobre esta temática.
Ocorre-me neste momento o nome da Jornalista Patrícia Fonseca, pupila do grande Cárceres Monteiro, que ao serviço da Revista Visão tem abordado assuntos sobre a matéria.
Entretanto, encontrei no youtube um vídeo que recomendo:
E, se há histórias de mulheres muculmanas que merecem ser lidas, recomendo um livro que em tempos li: "Queremos ambas viver em Jerusalém", do Círculo de Leitores.
Já agora: A obra social La Caixa galardoou com o primeiro prémio do FotoPress 09 o fotógrafo Emilio Morenatti pelo seu trabalho “Violência de género no Paquistão”, uma série de retratos sobre mulheres paquistanesas que sofreram ataques com ácido.
Consulte o artigo completo em: http://dn.sapo.pt/inicio/artes/interior.aspx?content_id=1228485&seccao=artes
Notícias sobre Voluntariado - Boas Práticas
"Ser voluntário é ser deliberadamente útil, sem esperar recompensas nem compensações. Ser voluntário é, por vezes, uma bênção do céu para quem é beneficiado.
Quando se fala em voluntariado pensamos em pessoas reformadas, que realizam serviços de voluntariado para ocuparem o seu tempo, mas é um pensamento errado.
O Jornal Nova Aliança foi conhecer a equipa de voluntários do Hospital Dr. Manoel Constâncio, em Abrantes, e dá a conhecer o seu trabalho, mostrando como um sorriso, uma palavra ou simplesmente um carinho podem tornar a medicina muito mais humana.
Ser voluntário num Hospital significa muito mais do que fazer uma acção em prol do outro. É contribuir para melhorar a qualidade de vida de quem necessita de cuidados de saúde, é dar-se a si e ao seu tempo, sem querer nada em troca, pois amanhã poderemos ser nós a precisar. É esta a determinação da equipa de voluntários do Hospital Dr. Manoel Constâncio, composta por cerca de 40 elementos de todas as idades, profissões, que, de “bata amarela e verde”, percorrem alguns dos corredores do Hospital em busca de quem necessita do conforto merecido. Quando falamos que o voluntariado é para todas as idades podemos exemplificar com o caso de a voluntária mais activa ter 86 anos de idade e o mais novo ter 18 anos.
Todos os dias, com excepção ao fim-de-semana, estas pessoas somam solidariedade e humanismo ao trabalho realizado pelos profissionais de saúde.(...)
No Hospital Dia os voluntários fazem um trabalho muito interessante junto dos doentes oncológicos. É um trabalho muito motivante e, simultaneamente, intenso. Nesta Unidade os 7 voluntários dividem-se em equipas de dois e desenvolvem as suas tarefas uma vez por semana, das 10h às 12h. Quando há consultas o horário prolonga-se até às 14h. Além do acompanhamento aos doentes é servido, por voltas das 11h, uma refeição leve, um chá ou um café, umas bolachinhas ao sabor de uma conversa acolhedora, dando, simultaneamente todo o apoio psicológico que estes doentes tanto necessitam, assim como aos seus familiares. Também ajudam os doentes a passar o tempo enquanto realizam o seu tratamento, que em media pode durar cerca de 3 horas. Uma das voluntárias frisou que muitas vezes são os doentes “que solicitam a nosso apoio psicológico”. Neste espaço, intenso em que as emoções estão à flor da pele, criam-se amizades com os doentes e com os profissionais de saúde que nunca se esquecem. (...)
quarta-feira, 6 de maio de 2009
Banco Local de Voluntariado de Abrantes - Já temos
O Banco Local de Voluntariado (BLV) de Abrantes já está a funcionar nas instalações da Câmara (serviço de acção social).
É um serviço que opera como um ponto de encontro e partilha entre os voluntários que oferecem a sua disponibilidade para prestarem um conjunto de acções inerentes à condição da cidadania activa e solidariedade e as organizações promotoras que disponibilizam oportunidades de enquadramento em actividades e áreas de interesse social e comunitário, tais como: Cívica; Acção Social; Saúde; Educação; Ciência e Cultura; Defesa do Património e Ambiente; Defesa do Consumidor; Cooperação para o Desenvolvimento; Emprego e Formação Profissional; Reinserção Social; Protecção Civil e Desenvolvimento da Vida Associativa.
A Câmara, enquanto entidade promotora, tem a responsabilidade de acolher as candidaturas de voluntários, receber solicitações de voluntários por parte de entidades promotoras de voluntariado e promover o encaminhamento de pessoas interessadas em fazer voluntariado dirigindo-as para as entidades enquadradas nesta prática. Tem ainda a responsabilidade de acompanhar a inserção de voluntários nas entidades e disponibilizar ao público informações sobre o tema.
Podem candidatar-se a voluntários todas as pessoas que, de forma livre e responsável, se comprometam, de acordo com os seus interesses e tempos livres, a realizar acções de voluntariado.
Agora já não há motivo para desculpas. Lembram-se?
Aqui estão os contactos que podem fazer a diferença. Por uma questão de cidadania.
Uma forma de fazermos e sermos mais felizes.
terça-feira, 5 de maio de 2009
domingo, 3 de maio de 2009
SOS Crianças Talibãs
sábado, 2 de maio de 2009
Dar a Mão, pela causa dos idosos
Aqui fica uma pista para o jornalismo de causas